quinta-feira, 30 de julho de 2009

A utopia

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: Para que eu não deixe de caminhar.”

Eduardo Galeno

Esses dias me peguei pensando porquê eu sacrificava tanto outros aspectos de minha vida em detrimento do movimento estudantil e de juventude, questionava os ideais que têm me acompanhado nos últimos anos e o motivo de eu fazer tudo isso se de certo não verei em vida a revolução passar. Daí lembrei-me desse texto de Eduardo Galeno, e tudo o que andava apagado se reacendeu. Olhei para trás e a antiga Iana que deixei confortavelmente parada no tempo envolta em seus sonhos, me sorriu com um ar encorajador de “siga em frente”, e então me disse: Veja o quanto eu cresci, veja o quanto evolui humana e socialmente falando, veja quantos passos dei em busca do horizonte, e principalmente perceba quantos passos eu ainda poderei dar.

Tenho dificuldade de dizer não, e resisti a um pedido de mim mesma não me seria nada confortável. Então resigno-me mais uma vez. Resigno-me a um sonho, ao meu sonho, ao sonho que compartilho com aqueles que perseguem junto a mim o horizonte da justiça.

Continuarei a carregar nas mãos as bandeiras das entidades que defendo, a espelhar nos olhos a memória dos que vieram antes de mim, a lembrar os seus nomes, reviver os seus sonhos e a honrar a sua luta que agora é minha e de tantos outros.

“ Aqueles que plantam a semente do futuro, cultivarão árvores a cuja sombra nunca se assentarão”

Rubem Alves

Um comentário:

  1. Minha cara Iana sabia que algo estava errado mas, não imaginava que tudo tinha chegado a esse ponto, saiba que tudo passa, tudo se acaba mais nossos ideais permanecem os mesmos.
    Amanhã esteja onde estiver, e não importa com quem estiver seu pensamento será o ´´mesmo``e quero muito que você saiba que sua luta por um mundo melhor não é em vão.Me orgulho muito dessa pequena grande mulher que Tu és,olhe para mim e veja o quanto aprendi isso é mérito seu.Nunca desista de seus sonhos e lembre-se que não está sozinha na luta.

    ResponderExcluir